O conceito de networking pessoal não tem nada de abusivo ou manipulador - e continua sendo muito útil. É apenas uma maneira estudada de impulsionar a carreira profissional.
No mundo dos negócios, networking é uma palavrinha estratégica que tem ganhado má fama nos últimos anos. Usada às vezes como técnica barata de autopromoção e manipulação de pessoas, acabou chamuscada. Mas o conceito de networking pessoal, de uma rede de relacionamentos cultivada para impulsionar a carreira profissional, continua tão útil hoje quanto dez anos atrás. Networking não tem intrinsecamente nada de abusivo ou manipulador – é uma maneira estudada de as pessoas se ajudarem profissionalmente, como se ajudam em tantas outras esferas da vida. Mais: é algo essencial hoje em dia para quem já avançou na hierarquia das empresas e quer se manter lá ou subir novos degraus.
Na área da tecnologia, muita gente não se preocupa em desenvolver sua rede pessoal. “Boa parte desses profissionais são muito lógicos, racionais e pragmáticos. Eles tendem a procurar pessoas quando precisam. E a lógica do networking é outra: é como você cultiva relações”, diz Vicky Bloch, presidente da DBM do Brasil e para América Latina. Ignorar os benefícios do networking custa caro: hoje em dia, nas empresas, em qualquer ramo de atividade, não basta, para um profissional, ser um craque na sua área – é preciso que o mundo saiba o quanto ele é bom.
E como se constrói um bom networking? Não é fácil, mas também não é tão complicado:
ALGUNS TRUQUES:
- As melhores oportunidades de trabalho no mercado, são conquistadas por meio de relacionamentos (o famoso QI - Quem indica).
- Cada pessoa, representa um potencial de informação
- Seus contatos, são um componente estratégico de divulgação.
- Pessoas são recursos inesgotáveis de informação, idéias, contatos, conselhos e sugestões.
- Interessar-se verdadeiramente pelas pessoas, funciona com base na ação e reação.
1. Evitando o caminho mais difícil. É mais simples começar por pessoas conhecidas, como os colegas de escola. A maioria desconhece o paradeiro de 95% de seus ex-colegas. Alguns deles podem ter progredido na carreira.
2. Freqüentando ambientes públicos onde pessoas com bom trânsito nas empresas (isto é, as que já têm um bom networking) costumam dar as caras, como seminários, feiras e eventos. Nesses locais, o assunto principal é sempre menos importante que o coffee break. Sentar ao lado de um headhunter num simpósio qualquer já é um passo enorme.
3. Não cometendo o mais comum dos erros, o de pedir algo já no primeiro contato. Coisas do tipo: "Dona Olga, eu sou amigo do Freitas, que trabalhou com a senhora há 15 anos. Olha, estou precisando de um favorzinho seu..."
4. Tendo paciência. Estruturar um networking é como construir uma casa: primeiro, os alicerces. E o momento ideal para começar é quando não se está desabrigado.
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4 PECADOS MORTAIS DO NETWORKING 1) PAPO DE VENDEDOR 2) IGNORAR O CARTÃO DE VISITAS 3) USAR AS PESSOAS E ESQUECER DELAS 4) COMEÇAR TARDE DEMAIS
Tratar uma conversa descompromissada de networking como se fosse uma operação de vendas, em que você empurra sua imagem como a de um sujeito vencedor na carreira, não funciona. O efeito é o oposto.
Deixar o cartão de visitas na gaveta é desperdiçar boas chances de contatos. De que adianta impressionar alguém importante com uma conversa inteligente e divertida se seu interlocutor nunca mais será capaz de localizá-lo? Mesmo que você prefira bimar cartões pelo handheld, lembre-se que essa é uma via de duas mãos. No Brasil, bimar ainda não é um dos verbos mais conjugados, mesmo em TI.
Redes de relacionamentos têm de ser duráveis, de longo prazo. Procurar alguém, pedir um favor e depois nunca mais atender seus telefonemas mata um contato para sempre. Favores devem ser seguidos de e-mails ou ligações de agradecimento, e uma atitude cordial nos contatos futuros.
Não espere uma demissão para deixar a ficha cair sobre a necessidade de networking. Comece já a cultivar a sua rede de relacionamentos.
5 comentários:
Boas dicas. Eu, por exemplo, sempre fui péssimo para marketing pessoal.
abs
Marketing pessoal é realmente bom quando usado de forma correta.
Já tinha lido um material sobre networking.. seu post ficou ótimo.
Bem resumido e ao mesmo tempo completo.
Topo parceria sim, mas não tenho banner...ainda
:/
Vou adicionar você lá nos meus favoritos..
Até mais.
Ah, obrigada!
Seu blog também é muito legal e muito útil também.
Beijão.
rafa vlw pelo post... mas eu queria tirar umas duvidas com vc. tem como me add no msn? ronin_vip@hotmail.com
beeijos!
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