terça-feira, 17 de junho de 2008

As Redes sociais atrapalham ou ajudam sua vida?

Para as pessoas que estão prestes a entrar no mercado de trabalho em TI (Tecnologia da informação), Programação, Redes, Hardware, enfim, qualquer área relacionada a computadores e informática, saiu uma matéria super interessante na revista INFO deste mês, inclusive matéria de capa.

A Matéria enfoca as redes sociais, mais conhecidas como ORKUT, FÓRUNS, FACEBOOK, FLICKR, MY SPACE, LINKEDIN, dentre outros. Mas em que sentido? Simples, hoje em dia, impossível alguem não ter pelo menos uma conta no orkut, claro, existem algumas pessoas que não criam contas para preservar a privacidade, m
as convenhamos, quem aqui já não teve um chefe que possuísse uma conta no orkut? Ai que mora o perigo meus amigos.

IMAGINEM A SEGUINTE CENA:
1º Passo: Você entrega seu currículo a uma determinada empresa, nele, contém ótimas informações a seu respeito, diversos cursos realizados, palestras assistidas e ministradas, idiomas, enfim, um currículo invejável.
2º Passo: A empresa seleciona seu currículo e lhe chama para uma entrevista.
3º Passo: Você vai bem arrumadinho, com roupa social, cabelo arrumado, etc.
4º Passo: Seu chefe fica impressionado, mas antes de lhe contratar, vasculha o orkut até encontrar o seu perfil.Curiosidade oras!
5º Passo: Seu orkut é uma ZONA. Você participa de comunidades como "Eu odeio linux", "Odeio acordar cedo", "Eu odeio matemática", "Eu jogo CS no trampo", "Fico no msn no trampo", "Finjo que trabalho" dentre outras. No seu álbum, só há fotos de você mais uma imensa galera bebendo, fumando, fotos "zuadas", de você pelado (rsrs), como se você fosse um adolescente de 17 anos irresponsável.
6º Passo: FUDEU!

Deu para
entender mais ou menos o resumo da matéria de 13 páginas da revista? Eu acho que não há nada de errado em fumar e beber sem exageros, e quanto as baladas com amigos, se divertir, nada de errado também, todos fazem isto. Mas para assumir um grande cargo de responsabilidade, você deve ter uma imagem de responsável. Com um perfil assim, se você fosse procurar um emprego na área de Assistente Administrativo, Assistente de comércio, vendedor, atendente, com certeza não teria um impacto tão grande, se você levasse seu currículo a uma multi nacional, IBM, HP, SANSUNG, MOTOROLA ou VIVO por exemplo. Claro, as comunidades como "Odeio meu trabalho", "Finjo que trabalho", com certeza se o seu futuro chefe bisbilhotar e você estiver concorrendo a uma vaga de faxineiro num hospital ou hotel, tu não vai conseguir mesmo. Mas enfim, a matéria enfatiza mesmo o profissional em Tecnologia e Info, com certeza é mais fácil seu chefe bisbilhotar seu perfil e ter interesse em fazer o mesmo do que em outra área.
ABAIXO ALGUMAS PARTES DA MATÉRIA:


Clique para ampliar


4 comentários:

1 disse...

Bem interessante mesmo, por isso e que eu tenho cuidado com tudo que faço na internet, as vezes pode-se vazar o que fazemos na privacidade.

Gostei desse post!!

1 disse...

Bem interessante mesmo, por isso e que eu tenho cuidado com tudo que faço na internet, as vezes pode-se vazar o que fazemos na privacidade.

Gostei desse post!!

Like Sybil disse...

Eita, vou tirar a foto da última cachaçada do meu orkut..

O.o

Ewerton disse...

É realmente um problema, mas tem que se saber separar a vida no trabalho da vida social privada, o duro é falar isso pro chefe! ;~~

http://peidaesaipoeira.blogspot.com