MARKETING
Estudando a fundo sobre MARKETING, percebi a importância de uma divulgação e boa propaganda de um produto. Não apenas de um produto, mas de algo que queremos divulgar e falar bem, seja de nós mesmos (Marketing Pessoal) ou de outras pessoas. E pensando nisto, elaborei uma montagem (quadrinho) para mostrar o quanto realmente a propaganda, o marketing pode chamar a atenção (o resto depende apenas do que é falado, ou seja, o produto rs).
Uma imagem pode valer mais que mil palavras, por isto deixo a imagem a baixo, do que um texto enorme.
Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como "Mercadologia" (RICHERS, 1986) ou "Mercância" (GRACIOSO, 1971). Seguem algumas consideradas mais significativas:
- Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
- Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
- Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
- Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).
- Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
- Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
- Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.
3 comentários:
claro Rafaela! Parcerias são SEMPRE bem-vindas =]
ainda mais com um blog bom como o seu ;)
só to esperando o matheus fazer o nosso banner, aí eu te contato
já vou colocando seu link no meu blog =D
valeu!
Olá, seu banner já foi adicionda em nossa área de parceiros.Fico no aguardo do nosso banner aqui ok.
link: www.computerdicas.blogspot.com
abração
webmaster Diego Alves
Olá Rafaela, desculpe a demora para passar aqui.
E pelo o que eu vi, logo, logo, você começará a receber selos. =P
;)
E olha, como é difícil vender um produto hehe
Postar um comentário