sábado, 26 de julho de 2008

Bom, depois de passarmos por um sufoco e ficar sem internet por mais de dois dias, a telefônica anunciou quais eram os problemas:

Placa de rede gerou pane da Telefônica

SÃO PAULO – Placa de rede, instalada dentro de um roteador, abriu seqüência de erros que derrubou Telefônica, diz CPqD.

Pesquisadores do CPqD, em Campinas, concluíram relatório sobre as causas que levaram a infra-estrutura de internet da Telefônica entrar em colapso por 36 horas entre os dias dois e três de julho.
Segundo relatório, tudo começou
em função de uma falha de hardware. Uma placa de rede (placa de interface óptica, nos termos do relatório) instalada dentro de um roteador localizado na cidade de Campinas apresentou um defeito de hardware.
Essa placa, em função de ser defeituosa, enviou informações erradas a outro roteador, este localizado na cidade de Sorocaba. Em circunstâncias normais, o roteador de Sorocaba ignoraria as informações equivocadas que recebesse de Campinas.
Porém, uma segunda falha, desta vez no software do roteador sorocabano, fez este equipamento repassar as informações incorretas para todos os roteadores da Telefônica no Estado.
A combinação de erros, definida pelo presidente da telecom, Antônio Carlos Valente, como “complexa e rara”, fez toda a infra-estrutura de web Telefônica entrar em pane.
A conjunção de erros, então, criou uma dificuldade extra para os engenheiros da Telefônica. Como todos os roteadores repassavam informações erradas, não era possível identificar facilmente de onde partia o erro.
Para encontrar a falha, os técnicos pre
cisaram isolar região por região do Estado, até identificar que a origem do problema estava em Sorocaba.
Ao isolar as regiões, a Telefônica acabou agravando temporariamente a crise.
Quando identificou o problema, os técnicos da empresa trocaram o roteador problemático, o que resolveu a crise. Toda esta operação, no entanto, levou 36 horas desde o início das falhas para ser completamente finalizada.
Em nota, a Telefônica diz que recebeu nesta sexta-feira (25) o relatório completo do CPqD. Uma cópia da análise dos engenheiros de CPqD foi enviada à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A agência conduz uma investigação paralela e mais completa sobre a infra-estrutura da Telefônica. Além de entender como o problema ocorreu, a agência tenta descobrir se a telecom falhou ao não ter um plano B para
transmissão de dados e se os esforços da companhia para contornar o problema em meio a crise foram adequados.
Se entender que a telecom falhou, a Anatel poderá multar a companhia em até R$ 50 milhões.


(FONTE: Revista INFO)


GOOGLE EXPLICA PROBLEMA QUE GEROU ORKUT SAIR DO AR POR 8 HORAS

SÃO PAULO - O orkut está exibindo explicações nas páginas de todos os usuários que tiveram seus perfis trocados.

Na segunda-feira (21), muitos usuários foram direcionados para perfis de terceiros logo após fazer login. O problema levou o Google a tirar sua rede social do ar por oito horas ao longo da noite do dia 21 para 22. No período, o Google publicou mensagem dizendo que a rede estava sob “manutenção não periódica”.
Nesta sexta-feira (25), quem teve seu perfil trocado, recebeu explicações do Google. Um texto esclarecendo os motivos da falha é exibido logo na tela de entrada dos perfis. Só usuários vítimas da troca de perfil vêem a mensagem.
No blog do orkut, o Google esclarece que o problema teve início às 18h30min da segunda (21).
“Um bug foi descoberto pelo nosso time: um pequeno conjunto de usuários pode ter visto informações de seus perfis alterados por engano. Menos do que 0.1% dos usuários do orkut foram impactados. Quando o orkut voltou ao ar, todos os usuários puderam acessar normalmente o orkut, com exceção dos impactados cujos perfis mantivemos desligados até que estivessem completamente recuperados”, diz o Google.
“Em nenhum momento qualquer informação de login dos usuários (incluindo senha) esteve em risco. Todos os perfis impactados já foram restaurados automaticamente. Todos usuários podem usar normalmente o orkut”, comunicou a empresa.
Ao longo da sexta (25), usuários do orkut se queixaram de instabilidade para acessar a rede social, mas não notaram novos problemas de alteração de perfil.

(FONTE: Revista INFO)



2 comentários:

Alexander disse...

HEHEHEHEHHE ..

Sobre esse "pane" da TELEFONICA .. eu ja tinha ouvido falar xD !

Nossa o ORKUT quando entra em manutenções .. pira GERAL .. uhahuuhahuahuahua

Muito interessante o BLOG !

Visite o meu também :
www.muitosobrealgo.blogspot.com

Vlww ;D

Kazejin disse...

te indiquei nun meme passa lá

http://pangrama-virtual.blogspot.com/